sábado, 10 de novembro de 2012

Os mitos sobre a psicologia

Todos temos algo a dizer sobre psicologia. É fascinante falar sobre o comportamento humano e dos seus processos mentais, mas será que tudo o que se diz sobre a psicologia é verdade? Vou referir alguns dos mais banais mitos de conteúdo psicológico.

1º Mito – A psicologia = senso comum. O facto de ser uma ciência fascinante, que desperta curiosidade e interesse da parte da sociedade, pode ter um lado menos benéfico. A psicologia acaba regularmente associada ao senso comum, uma vez que todos conseguem falar sobre o assunto, e opinar com relativa confiança sobre questões psicológicas do comportamento humano. No entanto, a verdade é que nada na psicologia é de senso comum, a mente humana é demasiado complexa para ser diminuída a este ponto.

2º Mito – Só as pessoas com perturbações mentais é que vão a consultas de psicologia. Ainda é uma crença bastante comum, no entanto a maioria das pessoas que são consultadas por psicólogos, não sofre de qualquer distúrbio mental, mas sim estão em sofrimento, em estados de ansiedade elevada, com problemas familiares, emocionais, conjugais e necessitam de terapias ou aconselhamento especializado.

3º Mito – Os opostos atraem-se. Pois isso só mesmo na física. Normalmente as pessoas procuram parceiros com que se identifiquem, que tenham gostos e características de personalidade semelhantes às suas. A longo prazo são estas as relações amorosas que têm mais probabilidades de resultar, embora possam haver excepções.

4º Mito – O ser humano só utiliza 10% do funcionamento cerebral. Isto é falso, embora todos quiséssemos que fosse verdade, pois teríamos um enorme potencial por desvendar. Os humanos utilizam o funcionamento cerebral a “100%”, e mesmo quando dormimos estamos sempre a utilizar o cérebro na sua quase totalidade.

5º Mito – O psicólogo consegue ler a mente humana. Este é daqueles mitos que todos os psicólogos gostariam que fosse verdade, mas infelizmente é falso. O psicólogo utiliza várias técnicas de que lhe permitem compreender o funcionamento mental da pessoa, mas isso não acontece no imediato.


Sem comentários:

Enviar um comentário