segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Parar de comer emoções


Quantos de nós já comemos em demasia, ou nos vingámos em comida extra calórica quando nos sentimos deprimidos. Para as mulheres os chocolates e as gomas são amigos magníficos nesses momentos.
Como é que estes sentimentos de ansiedade motivam a comportamentos de ingestão em excesso?
 A nível psicológico a comida exerce a função de recompensa imediata perante sentimentos inadequados ou difíceis de dominar,tais como a ansiedade, o medo, a baixa auto-estima. Comer é uma forma rápida de tentar manter o controlo e ajustar emoções. Este comportamento quando começa a ser muito frequente e provoca um aumento do peso pode trazer consequências negativas para a vida da pessoa.

O que podemos fazer para evitar este comportamento? Aqui ficam algumas sugestões.

  • Deixe de comprar doces/salgados que sabe que irão ser consumidos quando se sentir mais deprimido/a. Se eles não estiverem ao seu alcance na dispensa/frigorífico poderá conseguir controlar melhor a ansiedade em ingeri-los.

  • Identifique o que sente, isto é, tente perceber porque é que esse sentimento surge, pare um pouco para pensar sobre ele, não corra logo para o frigorífico.

  • Ajuste a emoção, avalie a ansiedade que está a sentir numa escala de 1 a 10 e tente perceber o que pode fazer para diminuir o seu sentimento na escala.

  • Não lute contra os seus sentimentos, deixe fluir, pois quanto mais tentamos controlar as nossas emoções, maiores elas se tornam. Aprenda a tolerar essas emoções e promova atitudes de mudança.

  • Não se culpe, não tenha pena de si, sentenciar o comportamento só vai diminuir o seu poder sobre ele.

  • Crie outros hábitos, em vez de recorrer a comida para aliviar sentimentos de ansiedade e angústia, saia de casa, faça exercício físico, combine mais encontros sociais com amigos/as ou leia um livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário