sexta-feira, 16 de novembro de 2012

UMA SOCIEDADE DE ANSIEDADES


Calcula-se que as perturbações de ansiedade afectem cerca de 5 a 7 % da população global e que cerca de 29% das pessoas venham a sofrer de uma perturbação de ansiedade pelo menos uma vez ao longo da sua vida.

Em Portugal as perturbações psiquiátricas mais frequentes são a ansiedade (16,5%) e a depressão (7,9%), segundo um estudo de 2010 feito pela faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Nos últimos anos, conheci casos preocupantes de pessoas com sintomas graves de ansiedade. Entre explicações de ordem genética, de personalidade, os factores ambientais como o stress da sociedade em que vivemos, facilitam o acréscimo de casos de ansiedade.

Hoje em dia, em tempos de austeridade, existem sempre motivos para estarmos ansiosos ou preocupados com alguma coisa, para além de que os media, na sua generalidade, contribuem para aumentar o pessimismo e o medo na população. Existe um sentimento de tensão constante entre as pessoas, transversal a todas as classes sociais e a todas as idades. É natural que sintamos medo, receio do nosso futuro e do futuro dos nossos filhos, mas alguns de nós, estão muito mais vulneráveis a nível psicológico a desenvolver perturbações da ansiedade.

O que é a ansiedade?

A ansiedade é o termo utilizado para descrever uma série de perturbações que causam medo, nervosismo, apreensão e preocupação. Estas perturbações afectam o nosso comportamento, as nossas emoções e podem manifestar-se através de sintomas físicos.

A ansiedade ligeira é normal no Ser humano, mas quando se torna mais frequente e intensa, pode ser extremamente debilitadora. As pessoas geralmente sentem uma ligeira ansiedade quando confrontadas com algo que desconhecem ou com situações que sejam desafiantes, inesperadas etc. Estes sentimentos são facilmente justificáveis e considerados normativos.

A ansiedade é considerada um problema quando começa a interferir com a capacidade funcional da pessoa, com dificuldades associadas ao sono, podendo adquirir um impacto gravíssimo caso não seja detectada e tratada.
  
As perturbações da ansiedade podem ser classificadas em vários tipos específicos.

Perturbação da ansiedade generalizada
Perturbação de pânico
Fobias
Perturbação obsessivo – compulsiva
Perturbação de pós stress traumático
Perturbação da Ansiedade de separação
Perturbação da Ansiedade Social


Fique atento aos próximos posts onde irei descrever este tipo de perturbações, tratamentos e prognósticos associados.  

Sem comentários:

Enviar um comentário