sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Trauma - quando não conseguimos esquecer….

Na sequência de um acontecimento traumático como um assalto, um acidente, um desastre natural ou qualquer outro incidente de características ameaçadoras, é normal que surjam reacções de stress decorrentes dessas circunstâncias. A maioria das pessoas, apesar de terem reacções de stress intensas após um evento traumático, melhora com o tempo. No entanto, existem pessoas cujas reacções a eventos traumáticos são cada vez mais intensas e recorrentes, pelo que necessitam de procurar ajuda por parte de um psicólogo.

A persistência destas reacções poderá indicar a presença da Perturbação de Pós Stress Traumático (PPST).

Existem quatro tipos de sintomas mais comuns da PPST:
  1. Reviver o evento traumático (sentir a experiência traumática como real; sentir a mesma angústia e medo tal como se estivesse novamente a acontecer) através de pesadelos recorrentes, flasbacks, mal – estar psicológico intenso associado a estímulos que relembrem o trauma (ver um acidente, ouvir falar de um acidente, cheiros relacionados com o evento etc.)
  2. Evitar situações que relembrem o trauma como por exemplo, evitar multidões por sentir que são perigosas, ver filmes, noticias ou falar com alguém sobre o que aconteceu, pois é penoso recordar o incidente. Existe um esforço para evitar pensamentos e sentimentos associados ao trauma.
  3. Dificuldades em expressar sentimentos; tendência para evitar relacionamentos mais íntimos; pode surgir uma diminuição de interesses em actividades e sentir-se mais desligado; diminuição dos afectos e expectativas encurtadas em relação ao futuro.
  4. Sintomas persistentes do aumento da activação fisiológica (ausentes antes do trauma) indicando 2 ou mais dos seguintes: dificuldade em adormecer, irritabilidade, dificuldades de concentração, hipervigilância, resposta de alarme exagerada. 

Deve procurar ajuda sempre que:
- os sintomas durem mais que três meses após o incidente traumático;
- os sintomas causem um imenso sofrimento e ansiedade;
- os sintomas dificultem a capacidade de manutenção de rotinas diárias – dificuldades no trabalho, na concentração, em dormir etc.

A perturbação de pós stress traumático desenvolve-se após a ocorrência traumática, no entanto, existem muitos casos cujos sintomas só surgem após meses ou anos do evento.
Se tem sintomas que durem mais de quatro semanas, que lhe causam enorme ansiedade, medo, angústia e que perturbem o seu funcionamento social, ocupacional ou qualquer outra área importante, procure aconselhamento e tratamento com um psicólogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário